Juventude renova a fé em Mãe Medianeira

Juventude renova a fé em Mãe Medianeira

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Na procissão, nos corais ou nas leituras, a presença dos jovens tem crescido cada vez mais no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira nos últimos anos


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Um exemplo disso foi a edição de 2022 da Romaria Estadual, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro, contando com diversas atividades para o público. Em setembro daquele ano, o arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, convocou os jovens a serem protagonistas ao lado da Mãe Medianeira, dando início ao grupo Jovens em Romaria.

 
Desde então, e sob a coordenação de Padre Junior Lago, Raul Canabarro Maffini, Patric Scolari Weber, Luís Arthur Dallabrida, Aline Cancian Cargnin, Marceli Rossi e Carolina Busatto Teixeira, jovens de 16 a 30 anos têm participado de celebrações e eventos religiosos, fortalecendo a fé perante o cenário atual.

 
Para o produtor rural Raul Maffini, 25 anos, o convite veio como a oportunidade de fazer a diferença:

 
– Quando o Dom Leomar assumiu, ele nos deu o desafio de reavivar esses movimentos em nossas realidades e criar o grupo Jovens em Romaria para ajudar na principal atividade do ano: a Romaria da Medianeira. Mas também atuamos em diversas frentes dentro da Arquidiocese. Esse é um movimento que congrega todos os carismas juvenis, seja cursilho, pastoral da juventude, entre outros. É um grupo para todos os jovens da Arquidiocese, e gostamos de deixar isso bem claro.

 
Sorridente, Raul orgulha-se da camiseta utilizada pelo grupo e do compromisso que carregam. No ano passado, o Jovens em Romaria estreou em um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul, destacando-se em momentos cruciais da programação, como a santa missa e a procissão luminosa na noite do primeiro dia.

 
– Foi um momento de êxtase e alegria muito grandes por estar ali, vivenciando tudo. Participaram 200 jovens no ano passado, com o propósito de ajudar, trabalhar, rezar e se motivar. Então, foi um momento de felicidade muito grande tanto para mim quanto para toda a equipe da organização. O que sentimos foi realmente aquele gostinho do céu na terra – analisa Raul.


Gratidão

Patric Scolari (à esq.) e Raul Maffini (à dir.)Foto: Nathália Schneider (Diário)


O agrônomo Patric Scolari Weber, 29 anos, também compartilha do entusiasmo gerado pela presença dos jovens no Santuário Basílica:

 
– É muito gratificante. Uma experiência única. Vimos a alegria de outros jovens em estarem ajudando e participando. Faz muito bem para o espírito e o coração estar lá e ver toda a juventude reunida.

 
Envolvidos desde pequenos na causa, Raul e Patric buscam desfazer antigos preconceitos que cercam a relação com a religião. Para Patric, a edição do ano passado foi a prova de que os jovens estão se aproximando da Mãe Medianeira: 


– Esperamos que eles possam se sentir também parte deste movimento, de voltar para a igreja ou apenas ir. No ano passado, tinham também muitos jovens que não haviam participado de nenhum grupo e vieram pela primeira vez. Então, faz parte da nossa missão ajudá-los a perceberem a beleza que é estar na igreja.

 
Com foco nos pilares da espiritualidade e hospitalidade, o grupo se prepara agora para os 80 anos da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira. Conforme Raul, serão dias de bastante trabalho, mas também de oração e vivência em grupo. O surgimento de novos nomes, seja a partir do formulário ou contato pelo WhatsApp, é motivo de esperança para o jovem.

 
– Muita gente diz que o mundo está perdido e que é o fim, mas eu acho que não. É uma grande mudança. Uma grande revolução. E acredito que os jovens serão protagonistas disso. Se fortalecermos a nossa fé e seguirmos o que Jesus pregou na vida, como ajudar os outros e cuidar dos nossos irmãos, podemos fazer do mundo um lugar melhor. E quem sabe daqui a alguns anos, para os nossos filhos e netos, o mundo seja mais tranquilo e não tão tenso como está sendo ultimamente – conclui Raul.

 
Relevância

O arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, falou sobre a importância deste passo para as futuras edições:

 
– É urgente que essa região acorde para que as novas gerações conheçam a fé. Nós percebemos que, em todo o Rio Grande do Sul e também aqui na nossa região, precisamos melhorar a presença dos jovens e de crianças na igreja. Por isso, é uma opção da Arquidiocese de Santa Maria aumentar o número de crianças e jovens em todas as celebrações. Isso só faz de uma forma: protagonizando a presença deles. Eles não podem ficar só sentados como se assistissem a alguma coisa acontecer. Eles precisam ser atores da celebração onde Cristo está presente e a Nossa Senhora nos acompanha. Tenho percebido, especialmente nas últimas celebrações, como crianças e jovens estão voltando para a igreja. Espero que a gente aumente muito mais esse contingente.



Grupo Jovens em Romaria

  • Destinado a jovens de 16 a 30 anos
  • Como participar? Entre em contato com os coordenadores pelos telefones (55) 99660-4816 (Raul) e (55) 99949-5433 (Patrick) ou com a secretaria do Santuário Basílica de Medianeira pelo telefone (55) 3027-5733 e WhatsApp (55) 99930-8052.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria e Região Central participam de Feira Internacional de Turismo, em Gramado Anterior

Santa Maria e Região Central participam de Feira Internacional de Turismo, em Gramado

Romaria da Medianeira: confira oito edições históricas e marcantes Próximo

Romaria da Medianeira: confira oito edições históricas e marcantes

Geral